RICARDO_MAURICIO-263x263

O VI Fórum Jurídico de Saúde da Bahia será um espaço importante para o Direito e a Medicina dialogarem interdisciplinarmente em questões que envolvem o coletivo e o individual, numa perspectiva unidimensional. Foi o que destacou o professor de Direito da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito, Ricardo Maurício Freire Soares, após ser convidado pelo presidente da Febase, Marcelo Britto, para coordenar a parte Cível da grade científica do evento, a ser promovido juntamente com o Sindhosba, nos dias 13 e 14 de setembro deste ano, no auditório da Casa do Comércio.

Segundo Ricardo Maurício, o Direito precisa absorver o conteúdo das ciências biomédicas, bem como o contrário em relação às ciências biomédicas, para se buscar relações equilibradas entre operadoras de saúde e prestadores de serviços, a partir de um diálogo entre profissionais, autoridades e representantes de entidades. “Os discursos podem convergir para novas fórmulas normativas, arranjos institucionais, para harmonizar os interesses”, afirmou, sobre as expectativas a respeito das discussões a serem travadas no evento e temas a serem definidos para a grade.

O VI Fórum Jurídico de Saúde da Bahia é uma fusão do V Fórum de Relações Trabalhistas e do V Fórum de Direito Aplicado em Saúde, que vinham sendo realizados em datas divergentes pelo Sindhosba e pela Febase. Este ano, as duas representações resolveram uni-los num novo formato que levantará discussões sobre as temáticas da área jurídica que impactam no setor da Saúde Suplementar no Estado. O evento tem o apoio institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

A intenção é reunir profissionais da saúde, comércio, direito e áreas afins com o objetivo de aproximar os empresários baianos do Judiciário, além de aprimorar conhecimentos sobre as novidades legislativas do Direito na área, por meio de palestras, mesa redonda, entre outros tipos de exposição.

Ricardo Maurício Freire Soares Doutor é mestre em Direito pela UFBA, pós-doutor pela Università degli Studi di Roma, coordenador do Núcleo de Estudos Fundamentais da Faculdade Baiana de Direito, professor do Curso Juspodivm e da Rede Telepresencial LFG, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto dos Advogados da Bahia.